Para comemorar seus 58 anos de fundação, a Associação Paranaense de Engenheiros Florestais – APEF promoveu nesta sexta-feira (24) um grande evento internacional sobre prevenção e combate de incêndios florestais. O II Seminário de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais reuniu mais de 100 profissionais da América do Sul e Portugal.
“O dia 24 de outubro foi escolhido para a realização do evento porque esta é a data em que a APEF foi fundada e nós buscamos sempre realizar eventos de relevância para ter uma dupla celebração, trazendo informação para a engenharia e celebrando o aniversário da primeira entidade de classe de engenheiros florestais do Brasil, criada há 58 anos”, destacou a presidente da APEF, Lella Bettega.
A entidade é a associação de classe de engenheiros florestais mais antiga do Brasil, uma vez que foi no Paraná que se formou a primeira turma de engenharia florestal do país, há 65 anos. O curso foi transferido de Viçosa (MG) para Curitiba após o grande incêndio florestal de 1963. "Em 1963, o Paraná enfrentou um incêndio florestal de grandes proporções. Como resposta a essa tragédia, o curso de Engenharia Florestal, que havia sido criado em Minas Gerais por decreto do presidente Juscelino Kubitschek, foi transferido para o nosso estado durante o governo Ney Braga", explicou a presidente da APEF.
Para ela, celebrar o aniversário da entidade no mesmo ano em que o curso completa 65 anos no Brasil e com um evento internacional destaca a relevância em contar com a presença dos engenheiros florestais no debate político e social. "Celebrar os 65 anos da nossa profissão com essa agenda é uma forma de garantir que nossa inclusão e permanência no debate sobre políticas públicas que ajudam a construir um futuro mais sustentável", afirmou.
Durante a abertura do Seminário, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Clodomir Ascari, destacou (em vídeo) a importância de a APEF contar com editais de fomento para realização de eventos que promovam a profissão, como o II Seminário de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. “Esse edital permite que entidades de classe, instituições de ensino, fundações e ambientes de inovação realizem eventos, publicações e projetos que promovam a qualificação profissional e a valorização das nossas profissões, como esse que você está participando nesse momento. Ao longo dos anos, o CREA Paraná tem apoiado iniciativas que trazem benefícios para a nossa comunidade profissional, promovendo a capacitação e incentivando a troca de conhecimento e impulsionando a inovação”, disse.

O II Seminário de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais ainda contou com a presença do engenheiro florestal, Sebastião do Amaral Machado, fundador da APEF.
Ainda durante o evento foi realizado o sorteio da rifa da bomba costal, doada pela Guarany Equipamentos no primeiro Seminário de Combate e Prevenção à Incêndios Florestais, realizado em 2024. Cada bilhete de participação do concurso foi vendido por R$ 25,00 e o total arrecadado será convertido em ações para a gestão da APEF. O vencedor da rifa foi o associado Reginaldo Bikudo.
Confira aqui a matéria completa sobre o II Seminário de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.
Somos uma instituição voltada a atender os desafios impostos para unir e defender a classe florestal no estado do Paraná, bem como oferecendo formas de atualização e melhoria dos profissionais.