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Engenheira Florestal recebe prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

04/12/2024 

 



A Doutora em Engenharia Florestal e professora da Universidade Federal do Paraná, Daniela Biondi, foi uma das vencedoras do 37º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Organizado pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o prêmio tem como objetivo reconhecer e fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico por meio da inovação e da geração de conhecimento. 

 

Ao todo, foram premiados seis pesquisadores das áreas de Engenharias e Ciências Biológicas, entre professores universitários e estudantes de graduação, além de um inventor independente e dois jornalistas que produziram reportagens pautadas na comunicação pública da ciência. 

 

O projeto “Floresta-Escola”, de Daniela Biondi, foi reconhecido na categoria Pesquisador-Extensionista, na área das Engenharias. O trabalho promove educação ambiental para estudantes de escolas do ensino básico e fundamental na Região Metropolitana de Curitiba. 

 

Nele, acadêmicos de Engenharia Florestal e outros cursos relacionados recebem alunos de escolas públicas e privadas do ensino básico e fundamental, além de grupos de outras instituições, para participar de trilhas no fragmento de floresta urbana localizado no Campus III - Jardim Botânico da UFPR. O objetivo é ensinar temas sobre conservação da natureza, além de identificar e caracterizar espécies arbóreas presentes no fragmento. 

 

Os universitários desenvolvem atividades que traduzem conceitos técnico-científicos adquiridos durante a graduação em informações acessíveis a um público infantojuvenil. O sucesso é tamanho que entre 2006 e 2022, foram atendidos mais de 6.800 alunos e outros participantes adultos, sem a necessidade de seguir um roteiro.

 


“Acredito que os estudantes atendidos no projeto têm um potencial maior de transformação no âmbito social e ambiental. As atividades educativas desenvolvidas no projeto são baseadas no conhecimento técnico-científico porque não se pode conservar a natureza sem conhecer como funciona e quais as suas relações com o planeta. É também baseada na afetividade que o ser humano precisa ter com a flora e a fauna para construir uma consciência justa e responsável com a sua existência”, esclarece Biondi.

 

A professora reforça que a educação ambiental é transversal e, como tal, deve ser trabalhada em todas as áreas profissionais possíveis. “A Educação Ambiental é uma matéria ou tema transversal que deve estar presente não só na Engenharia Florestal, mas em qualquer outro curso que lida com ambiente para sensibilizar e conscientizar o ser humano. Seus efeitos são vistos a curto, a médio e a longo prazo porque devem ser construídos no processo de formação de cada ser humano para formar uma sociedade saudável”, afirma. 

 

“Não sei se podemos influenciar na escolha de cursos de graduação desses alunos no futuro porque o projeto atua com educação ambiental não formal num curto espaço de tempo, em uma única visita. Acredito que o projeto lança uma semente cheia de ensinamentos e se o terreno for fértil, não importa a escolha do curso, a semente vai germinar e poder contribuir para uma sociedade com ações positivas para a conservação da natureza”, completou Biondi. 

 

Para ela, a premiação ajuda a consolidar um caminho que deve continuar a ser trilhado. “Esse reconhecimento também fortalece o curso de Engenharia Florestal, pois grande parte dos conhecimentos transmitidos são oriundos do seu currículo de sua maior base filosófica e formativa que surgiu a partir dos anos 90 com a introdução da conservação da natureza. Atualmente a Engenharia Florestal não visa apenas produção de madeira, mas sim a conservação e a preservação da flora, fauna, solo, água, ar, entre outros componentes do ambiente que vivemos”, explicou.

 

Confira outros reconhecimentos do projeto “Floresta-Escola”: 

- 2014: Prêmio de Ecologia e Ambientalismo pela Câmara Municipal de Curitiba; 

- 2015: Prêmio de Parceria das Atividades do Projeto Floresta-Escola com a Guarda Municipal; 

- 2018: Seleção pela Associação dos Professores da UFPR (APUFPR SSind) como um dos melhores projetos de extensão para a produção do vídeo “Uma trilha na floresta vira sala de aula a céu aberto para crianças graças a projeto da UFPR”. Veja no link: https://www.youtube.com/watch?v=7zNaOIjferg

- 2019: Título de “Amiga da Guarda Municipal” da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito/Guarda Municipal de Curitiba/PMC, pela parceria com a Guarda-Mirim; 

- 2019: Medalha de Mérito Borges de Macedo, concedida pela Guarda Municipal de Curitiba, pelo trabalho realizado com as escolas no projeto. 

 

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