Engenharia Florestal marca presença na Cerimônia de Renovação do Terço e Cerimônia do MéritoCrea-PR
14/01/2025
A Engenharia Florestal esteve presente nas Cerimônias de Renovação do Terço e MéritoCrea-PR na noite desta segunda-feira (13). O evento promovido pelo CREA-PR teve como objetivo renovar o compromisso na continuidade de suas atividades, promovendo a valorização das profissões representadas.
Na primeira parte do evento, o presidente da instituição Eng. Agr. Clodomir Ascari, renovou do terço, marcando a posse dos conselheiros titulares e suplentes que compõem as Câmaras Especializadas para o ano de 2025. São profissionais atuarão de maneira não remunerada contribuindo com seu conhecimento e experiências profissionais na análise técnica, julgamento e deliberação de temas específicos das diversas áreas de atuação das engenharias, agronomia e geociências.
“No Paraná temos mais de 100 mil profissionais cadastrados no Conselho e os novos membros das Câmaras Especializadas se somam aos demais para reafirmar nosso compromisso com a excelência técnica e a responsabilidade ética no exercício de nossas funções. Desejamos a eles um mandato produtivo e significativo, sempre pautado no interesse público e na valorização das nossas profissões”, destacou o Presidente do CREA-PR.
De acordo com a entidade, o sistema de renovação do terço anual promove o equilíbrio entre a continuidade das ações e a inovação nas decisões, garantindo uma gestão alinhada às demandas da sociedade e às transformações do mercado profissional.
Sendo assim, as Câmaras Especializadas do CREA-PR para o ano de 2025 são:
Câmara Especializada de Agronomia
Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho
Câmara Especializada de Engenharia Civil
Câmara Especializada de Engenharia Elétrica
Câmara Especializada de Engenharia Florestal
Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica
Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas
Seguindo o intuito de reconhecer o trabalho e atuação profissional de seus associados, o CREA-PR promoveu na segunda etapa do evento a Cerimônia do Mérito 2025. Os profissionais reconhecidos foram indicados pelas suas Câmaras Especializadas do Crea-PR e o recebimento da honraria foi analisada pela Comissão do Mérito, chancelada pela Eng. Eletr. Luana Veber.
Para ela, o reconhecimento de profissionais, empresas e instituições em seu campo de atuação é mais um motivo de inspiração para os demais profissionais membros do CREA-PR que devem levar sempre consigo o intuito de fazer o melhor. “Este evento é inspirador para todos nós, enquanto profissionais, buscarmos a excelência em nosso trabalho. Que possamos sair daqui com essa vontade de sermos mais inspiradores no nosso dia a dia, realizando nossas atividades com ética, inovação e sempre atentos à responsabilidade social”, disse.
Nesta etapa a Engenharia Florestal foi representada pelo ex-presidente e atual membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da Associação Paranaense de Engenheiros Florestais (APEF), Eng. Florestal Luiz Antonio Mota Nunes de Melo, que recebeu a Medalha do Mérito, concedida a profissionais que se destacaram por suas contribuições técnicas e sociais. Manaus, como é conhecido, é referência nacional em campanhas de educação ambiental e desenvolvimento de estratégias de comunicação para o combate e controle de incêndios florestais, a informação é um ponto fundamental no manejo e uso controlado do fogo.
Também foi representada pelo Eng. Florestal Luciano Pizzato, falecido em 2018 e que foi inscrito no Livro do Mérito. Ato em que o CREA-PR reconhece aqueles profissionais deixaram importante legado para a profissão, além de sua trajetória profissional e impacto positivo para a sociedade.
Pizzato atuou em projetos ambientais, foi professor, Deputado Federal, Deputado Estadual e presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagás). Especialista em direito socioambiental, publicou diversos trabalhos, sempre defendendo a Engenharia Florestal e o desenvolvimento sustentável do Paraná.
O profissional ainda está concorrendo ao prêmio de Honra ao Mérito Nacional que considera as indicações de todos os regionais do CREA do país e é julgado por uma comissão do Conselho Federal de Engenharia de Agronomia – CONFEA. O resultado e a data da premiação serão divulgados posteriormente pela entidade nacional.
*Com informações do CREA-PR.
コメント