top of page
secretaria8447

APEF realiza Assembleia Geral Extraordinária

17/09/2024



 

A Associação Paranaense de Engenheiros Florestais – APEF (Gestão 2024/2026) realizou nesta segunda-feira (16) a Assembleia Geral Extraordinária – AGE para discutir a Gestão de Compliance da entidade, a partir da aprovação do Comitê de Ética, Código de Ética e Conduta, Política Anticorrupção, e de Tabela Referencial de Honorários para Engenheiros Florestais associados. O encontro reuniu 14 associados que deliberaram positivamente pelas propostas da diretoria.

 

Os documentos aprovados foram apresentados pela presidente da APEF, Lella Bettega, que esclareceu a necessidade de se criar um Comitê de Ética e procedimentos para o Compliance. “Esses documentos foram exaustivamente discutidos pelo Comitê de Ética e pela diretoria com o intuito de preparar a entidade para o futuro e evitar quaisquer situações futuras que coloquem a credibilidade da APEF em cheque”, disse.

 

Os documentos foram criados com base na Lei Anticorrupção e demais documentos oficiais de ética e compliance. Além disso, foram colocados para avaliação e recebimento de contribuições dos associados no site da entidade, via formulário próprio, entre os dias 02 e 06 de setembro.

 

“É muito bom que a APEF tenha estes documentos instituídos, porque é um código de conduta para a gente saber o que foi feito e o que ainda pode ser feito”, avaliou a conselheira da entidade, Yeda Maria Malheiros de Oliveira.

 

A presidente da APEF também lembrou que as medidas também fazem parte do ranqueamento das entidades de classe no Prêmio CREA de Qualidade, no qual a APEF já possui boa pontuação. “No ano passado a APEF fez 899 pontos e ficou na premiação nível prata. Para este ano, nossa meta é nível ouro”, esclareceu a presidente.

 

O Prêmio bem como o levantamento de informações das ações e medidas das entidades de classe que fazem parte da avaliação de auditoria específica do CREA, com comprovação de evidências foram apresentadas pelo primeiro secretário da APEF, Sergio Arruda, e a presidente.

 

No segundo momento da AGE foi realizada a contextualização e apresentação da Tabela Referencial de Honorários para os Engenheiros Florestais associados à APEF bem como o processo de construção dos cálculos para a criação da referência.

 

“O índice foi pensado com base no salário-mínimo nacional e no tempo de experiência de cada profissional. Ele serve como uma referência para elaboração de orçamentos e um balizamento da profissão, adota quem o profissional que se sentir a vontade para isso”, explicou a presidente da APEF.

 

Segundo ela, o propósito é garantir a credibilidade de orçamento de serviços prestados pelos engenheiros florestais associados. Sendo assim, custos como impostos, alimentação, hospedagem e outros custos não devem ser incluídos como valor de hora técnica profissional na elaboração destes serviços.

 

“A ideia foi pensar em algo simples, sem discriminar o tipo de serviço porque a metodologia a ser usada vai depender de cada profissional, bem como sua experiencia. Ela serve para equilibrar qualquer distorção que exista no mercado e na área de atuação da APEF”, explicou Lella.

 

Para o vice-presidente da APEF, Marco Ziliotto, a tabela é boa medida para equilibrar o mercado de trabalho. “Essa tabela é uma boa medida para inclusive valorizar o nosso trabalho porque a partir de agora a gente passa a ter um documento oficial que fundamenta a valorização do serviço prestados pelos engenheiros florestais”, opinou.

 

Todas as propostas apresentadas pela diretoria da APEF foram aprovadas por unanimidade, serão registradas em cartório e devidamente divulgadas no site da APEF.


Ao encerrar a reunião, a diretoria da APEF lembrou que no dia 24 de outubro ocorrerá o Seminário “Combate e Prevenção de Incêndios Florestais” e apresentou como funcionará o Prêmio Pica-Pau, criado pela Gestão 2024-2026 para reconhecer profissionais em três categorias: Destaque, Carreira e Benemérito.

 

O vice-presidente da APEF reforçou que cada associado adimplente poderá indicar um profissional para cada categoria. “A partir dessas indicações, uma comissão criada pela APEF irá validar os nomes colocados com base no regimento do prêmio. Após essa avaliação, os concorrentes ao prêmio em cada categoria serão eleitos pelos presentes no evento do dia 24 de outubro. A entrega da premiação ocorrerá no mesmo dia”, explicou Ziliotto.

 

Mais informações sobre o evento e o prêmio serão divulgadas em breve pela APEF.



1 comentário


Uwe Kötter
17 de set.

Fora de Curitiba , não foi possivel participar.

Parabenizo a atual gestão pela sua dedicação e atuação ativa.

Uwe Kötter.

Curtir
bottom of page